20 sept 2010

Mólhate polo galego

Tentamos situar e divulgar o conceito de língua galega entre os 145 milhões de utentes de twitter. Buscamos que se conheça a existência do nosso idioma no mundo, um modo mais de prestixialo. A seguinte proposta trata de visibilizar a língua galega em Internet através da sua presença no twitter, rede social que conta com 145 milhões de utentes, segundo dados de começos deste mês de Setembro. O objectivo é situar o hashtag #galega entre os "trending topics" (temas do momento) em Twitter.


A proposta que fazemos é que se divulgue entre os utentes de twitter (ou gente disposta a dar-se de alta nessa rede) a enviar twits com esse hashtag o dia 6 de outubro entre as 4 e as 5 da tarde. Comemoraríamos assim os 103 anos desde que Manuel Lugrís falou em galego pela primeira vez num mitin político celebrado em Betanzos.
Na iniciativa quérese implicar também a internautas de Portugal e Brasil, divulgando ali, que é a língua galega, as suas origens, e onde situamos a Galiza. Por suposto também a toda América do Norte Latina e aos galegos residentes em qualquer parte do mundo.

Estudos optimistas indicam que bastam com 500 utentes e 1200 twits para aparecer na lista dos 10 "trending topics" de Twitter. Os bibliotecários fizeram não passado mês de Agosto uma iniciativa similar e não alcançaram aparecer apesar de superar essa cifra.


As necessidades


-Internautas que se comprometam a divulgar a iniciativa através de twitter, dos seus blogs, páginas web,...
- Gente que elabore uma breve história da língua galega.
- Gente que traduza essa história da língua galega ao inglês, francês, alemão, português, espanhol, português do Brasil, japonês e chinês.

Objectivos


-Situar o hashtag #galega em twitter.
-Divulgar a existência e a história da língua galega através desta rede social

Quando, onde, para quem...

A iniciativa vai dirigida a todos os internautas mas naturalmente em primeiro lugar aos utentes de twitter.

Qual é o prazo de execução?

O 6 de Outubro do 2010 entre as 16 e as 17 horas

No hay comentarios:

Publicar un comentario